• Fundações

CAOP Informa

30/06/2020

Plataforma virtual lançada pelo GIFE põe em foco as contribuições das OSCs, do investimento social e da sociedade como um todo na busca de respostas aos problemas decorrentes da Covid-19 no Brasil

As duras repercussões da pandemia da COVID-19 reforçam, diariamente, a importância de trabalhos filantrópicos em várias frentes, muitos dos quais são realizados por Organizações da Sociedade Civil – OSCs.

No cenário em que a atuação estatal é insuficiente para dar conta das problemáticas que se impõem, há muitas iniciativas em prol do interesse comum que precisam superar os desafios decorrentes do distanciamento social, como por exemplo, ganhar visibilidade e formas de apoio neste momento de ampla crise. Com isso em mente, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE elaborou o site Emergência COVID-19.

A plataforma virtual é voltada à "coordenação, difusão e efetividade das contribuições da filantropia, do investimento social e da sociedade como um todo para a construção de respostas aos impactos da pandemia no Brasil".

De fácil manejo, o site reúne vasto acervo de informações referentes a todo o País, como iniciativas, fundos, campanhas, guias, ferramentas e notícias; além disso, disponibiliza as diretrizes de investimento social privado em tempos de pandemia e disponibiliza dados para contato com os agentes envolvidos. Desse modo, a plataforma auxilia na articulação e colaboração entre as diversas mobilizações existentes na sociedade, para maximizar as respostas à pandemia.

Na página inicial da Emergência COVID-19, é possível acessar outras plataformas ligadas à crise atual: a Sociedade Viva, o Monitor das Doações COVID-19  e o Mosaico GIFE.

O site Sociedade Viva, também idealizado pelo GIFE, busca sistematizar informações sobre a mobilização cidadã frente à crise, com produção de conteúdos e difusão das ações materializadas nas diversas áreas temáticas e pontos do país; o Monitor de Doações COVID-19, gerenciado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR, consolida os números de doações feitas devido à COVID-19, para promoção e incentivo de novas doações; e o site do Mosaico GIFE traz informações e dados sobre filantropia, investimento social e organizações da sociedade civil de forma dinâmica.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem